Telefone
(0**) 21 3693-2704

Endereço
Rua Canadá, 123 - Sabugo Paracambi - Rio de Janeiro CEP: 26.600-000

orkut

Palavra do Pastor

Efésios 6:10 - "No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder."

ADORANDO NO VALE (2 Cr 20:1-30)
 
Pastor Edson “ No quarto dia eles se reuniram no vale de Beraca, onde louvaram ao Senhor. Por isso até hoje esse lugar é chamado vale de Beraca.” 2 Cr 20:26
 
Também no livro de salmos, no capitulo 84 podemos absorver o ensino primoroso a respeito do significado do vale de Beraca ou ainda vale de Baca. O Vale de Baca significa o vale do choro, um caminho difícil de ser percorrido, mas extremamente necessário para quem deseja aprender que a obediência vem pela dependência e que maturidade é fruto da proximidade que temos em intimidade com o Senhor.
 
No contexto do livro de Crônicas, ter descanso dos ataques inimigos significa uma benção recebida em função da obediência e obediência pode ser traduzida em fé.
 
O vale de Baca representa o caminho por onde os peregrinos (povo de Deus) trilhavam em busca de paz. No texto do segundo livro de Crônicas em questão, vemos o rei Josafá conduzindo o seu povo em meio a grandes desafios, enfrentando exércitos inteiros, avançando contra perigos inimagináveis mediante a fé e a obediência ao Senhor.
 
O Rei Josafá vinha cumprindo aquilo que o Senhor o comissionou a fazer, vinha restaurando princípios, quebrando antigos ritos idólatras e estabelecendo a verdadeira maneira de adorar ao único Deus.
 
Nesse período os inimigos do Senhor se uniram e de três exércitos fizeram um só exército poderoso para vir contra o povo de Judá, povo esse que tinha á sua frente o rei Josafá como líder. Josafá teve medo, mas levou o povo a jejuar e buscar a face de Deus, e assim a palavra do Senhor veio dando todas as direções que lhes garantiria o grande livramento e a eminente vitoria sobre aquele terrível inimigo. A bíblia fala que os inimigos de Josafá mataram-se uns aos outros e ao fim do vale de Baca o povo apenas contemplou a vitoria e recolheu os despojos de guerra, onde três dias não foram suficientes para que eles colhessem tamanha riqueza.
 
“ Depois de consultar o povo, Josafá nomeou alguns homens para cantarem ao Senhor e o louvarem pelo esplendor de sua santidade, indo á frente do exército cantando: Dêem graças ao Senhor, pois o seu amor dura para sempre”
 
Um detalhe interessante desse acontecimento tremendo, foi que no momento em que o povo de Deus vinha descendo o vale de Baca para marchar contra seu grande inimigo, Josafá designou alguns homens para irem á frente do exército cantando e adorando ao Senhor.
 
E é exatamente essa atitude que define de forma mais clara o vale de Baca. É a capacidade que o povo de Deus tem de mesmo trilhando um caminho pedregoso, difícil, marchando contra um exército aparentemente maior, ainda assim levantar adoração ao Senhor, enviando aos céus um sinal de fé e alegria em saber que o amor do Senhor dura para sempre e que Ele se alegra em cuidar de seus peregrinos.
 
O Vale de Baca é um lugar de choro, mas é a atitude dos que crêem que torna aquele lugar um lugar de benção, quebrantamento e bálsamo.
 
Como peregrinos que somos nessa terra, de alguma forma todos nós acabamos passando pelos vales de Baca da vida. Em algum nível acabamos nos sentindo cercados, sem saída, caminhando por uma estrada que parece definida em nos levar para mais sofrimentos. E em nossas tentativas de salvar a nós mesmos só percebemos que sozinhos é impossível. Então somos levados pelo Senhor a entender que fé é ver além das impossibilidades, assim como Jesus viu além da cruz. Percebemos que a obediência acontece quando dependemos do Senhor e por fim entendemos que a chave para vencer o vale é ser elevado através da adoração ao Senhor. Não importa o tamanho ou o nome do seu vale, se você decidir adorar verdadeiramente ao Senhor os montes serão revelados, seus inimigos cairão confusos, os arcos contra você se quebrarão, e a sua vitoria será escandalosa e admirável. O vale é onde vencemos as batalhas, colhemos as riquezas e subimos ao monte, nossa morada eterna na presença do eterno.
 
Que o Senhor possa te abençoar e levar o seu coração a gerar louvor e adoração independente de seus resultados. Não importa o que aconteça, adore, pois o vale é um estágio do qual saímos pelas assas da adoração.
 
Pastor Edson Assis de Azevedo.
 
voltar

© 2009 IBRP Paracambi - Todos os direitos reservados

estatística

maiscriativo

xhtml   css